quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ISG - Intervenção Social com Grupos # 1 - Apresentação

0 comments
A Cadeira de ISG, (Intervenção Social com Grupos) é uma cadeira obrigatória do 1.º semestre do 3.º ano do Curso de Serviço Social - Pós Laboral do ISCSP/UTL Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, no ano letivo de 2012/13, cadeira esta que equivale no final a 5 créditos, 5 ECTS.

Trata-se de uma cadeira da Área Cientifica do Serviço Social, com carga horária de 3 horas por semana sendo que no total devem ser dadas 130 horas, já contando com 42 horas de Trabalhos Práticos/aulas, 20 horas de Orientação de Trabalhos por parte do aluno individualmente ou em grupo, sendo o restante a carga horária que é feita pelo aluno, no estudo pessoal e continuado.

Adicionar legenda
Corpo Docente: A presente cadeira é ministrada pelo Professor Catedrático, o Doutor Hermano Carmo, sendo respectivamente o regente e o coordenador desta cadeira, tendo também a colaboração das Professoras, a Doutora Carla Pinto, e a Mestre Ana Esgaio, que ministram também cadeiras desta área cientifica.

Metodologia Didática: Esta é uma disciplina que requer do aluno, conhecimento prévio em outras disciplinas como sejam as teóricas e as de metodologia. Preconizando também o estudo no método participativo nas aulas, baseado fundamentalmente em informação essencial, no qual o professor tem o direito à Ignorância, o não saber tudo é a essencia comum de todos os Seres Humanos, logo parte-se para uma descoberta do conhecimento em conjunto mestre que orienta, alunos que pesquisam, e não num sistema hierárquico vertical, de imposição do saber, mas sim numa hierarquia horizontal de participação na produção do saber, pela leitura, pela inquirição, pela observação e participação no debate necessário ao desenvolvimento do conhecimento do aluno. E tudo isso baseado em discussão, debates, trabalhos de grupo.

Objetivos: São as principais metas deste programa, o auxiliar o estudante universitário observar a matriz social e compreender as mudanças que se desenham na sociedade, no mundo, numa nova produção civilizacional que não é hoje a mesma da nossa permitindo assim que se observe de forma clara os problemas sociais contemporâneos, que sofrem os indivíduos, mas também os grupos em si, como por exemplo a família, que é por si só, um exemplo de um grupo, a célula principal da sociedade é o conjunto de todas os agregados, tais como os solos e as famílias que a forma
É ainda de valorizar o grupo perante o aluno, e de perceber que o mesmo desempenha no processo de intervenção social. E por fim falar-se da génese do Serviço Social, como nasceu e quais eram no fundo as sua práxis e sobre que matrizes estava assente, pois não nos basta apenas o ser, mas sim o saber ser e o saber estar, desse modo não basta o fazer, mas o saber fazer e o saber situar-se

Avaliação: A avaliação em ISGI é feita em RGA Regime Geral de Avaliação, que consiste num trabalho de grupo e numa prova, contribuindo com 50% cada para a nota final 100% , ou em Exame final, sendo que no regime geral, a frequência (prova escrita) contribui com 80% para a nota final, e os outros 20% provém do trabalho individual. Em exame final, contam os 100% do exame escrito ou oral.

A Bibliografia recomendada está contida numa extensa lista, no descritor da disciplina, ver anexo abaixo. na qual destaco aqui dois livros fundamentais dos quais o autor é o Professor Doutor Hermano Carmo.

O Programa, está exposto abaixo, capitulo a capitulo e visa acompanhar o seguimento das aulas dadas e respectivas datas, tendo o inicio a 20/09/2010.

I. Apresentação

II.Os Grupos e a Conjuntura Social I

III. Os Grupos e a Conjuntura Social II

IV. A ISG Enquadramento Geral 

Seguem-se as frequências e a apresentação dos trabalhos individual e de grupo.

Documentos para Download

0 comments:

Enviar um comentário

LinkWhithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...