terça-feira, 12 de abril de 2016

2.ª Prova de Teoria Geral do Serviço Social - I

0 comments
2.ª Prova de Teoria Geral do Serviço Social - I (TGSS I)
ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da antiga Universidade Técnica de Lisboa (UTL) em 15/04/2011.
Para o 1.º ano do curso de SS – Serviço Social. (Regime Pós-Laboral)
Duração: 2h00’ (Podem consultar apenas a Constituição e o Código Civil).

Das quatro questões apresentadas responda apenas a três.
O exame foi planeado para ter a duração de uma hora, pelo que o tempo dedicado a cada resposta não deve exceder os 20 minutos.
Este planeamento foi pensado para permitir a cada aluno ficar com 30 minutos para planear as respostas e para rever o texto, demonstrando o uso correto dos conceitos aprendidos nesta Unidade Curricular.

1.º - Apresente e distinga os dois modelos de prestação de serviços de proximidade estudados, Ilustre com pelo menos, um exemplo de cada um.

2.º - Sendo a colaboração entre serviços (sociais e humanos) de proximidade um processo pouco frequente na intervenção social em Portugal, demorado e que integra desvantagens – podendo ficar aquém das expectativas dos atores sociais que nele se envolvem – como se justifica que a parceria represente o novo paradigma de intervenção social?

3.º - Partindo dos conhecimentos sobre o método aberto de coordenação (MAC) comente a frase:
“O que dá a uma organização uma vantagem competitiva é: o que ela sabe, como usa o que sabe, quão rápido apreende algo novo (Laurence Prusak)


4.º - Selecione uma das cinco perspectivas teóricas no Serviço Social (Funcionalismo, Marxismo, Humanismo, Interacionismo Simbólico e Feminismo) explicando a forma como a mesma se aplica na Intervenção Social, incluindo as vantagens e os limites da sua aplicação.

0 comments:

Enviar um comentário

LinkWhithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...